Zoneamento Agroecológico do Estado do Tocantins

Modelo Numérico do Terreno

 

Este trabalho é parte integrante do Zoneamento Agroecológico (ZAE) do Estado do Tocantins, que vem sendo executado pela Embrapa Monitoramento por Satélite em parceria com a Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico (DZE), da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) daquele Estado.

O plano de informação do modelo numérico do terreno faz parte de um banco de dados georreferenciados, disponível para ambientes SGI/INPE e IDRISI, e gerado na escala 1:1.000.000.

 

NOTA EXPLICATIVA

O modelo numérico do terreno (MNT), também conhecido como modelo digital de elevação (MDE), consistiu na representação digital da topografia. Ele foi gerado a partir da entrada, no SGI, das informações contidas nas cartas topográficas do IBGE e da DSG, na escala 1:1.000.000. Foram digitalizadas, através de mesa digitalizadora, curvas de nível eqüidistantes em 100 m e pontos altimétricos isolados. Estes dados das curvas de isovalor (isolinhas) e/ou pontuais (com valores x/y/z), após serem interpolados para uma matriz de altitudes, através de rotinas do SGI, foram organizados e editados em 3-D. Como resultado, obteve-se esse PIano de informação no formato de arquivo raster.

 

NOTA TÉCNICA

Plano de Informação (PI) constituído a partir da interpretação conjugada das seguintes fontes:

Voltar