Zoneamento Agroecológico do Estado do Tocantins

Geomorfologia

 

Este trabalho é parte integrante do Zoneamento Agroecológico (ZAE) do Estado do Tocantins, que vem sendo executado pela Embrapa Monitoramento por Satélite em parceria com a Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico (DZE), da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) daquele Estado.

O plano de informação de geomorfologia faz parte de um banco de dados georreferenciados, disponível para ambientes SGI/INPE e IDRISI, dividido em 25 quadrículas.

Cada uma destas 25 quadrículas apresenta unidades de mapeamento compatível com a escala 1:250.000, totalizando 04 unidades principais (Tabela 1).

 
Tabela1.

Principais Características das Classes de Geomorfologia Descritas no Estado do Tocantins

FORMAS ESTRUTURAIS: Relevo cuja topografia é condicionada pela estrutura. Neste caso, processos morfodinâmicos geram formas de relevo em conformidade com a estrutura geológica. As camadas mais resistentes sobressaem no relevo.

FORMAS EROSIVAS: Formas de relevo constituídas a partir de processos predominantemente erosivos, onde houve um rebaixamento das saliências, tendendo ao nivelamento do relevo.

TIPOS DE DISSECAÇÃO: Formas de relevo entalhados pelos agentes erosivos, havendo uma dissecação diferencial do relevo, principalmente ao longo da rede hidrográfica.

FORMAS DE ACUMULAÇÃO: Relevos resultantes do depósito de sedimentos, em regiões fluviais, paludais e lacustres, normalmente sujeitos à inundação.

 

NOTA TÉCNICA

Plano de informação constituído a partir da interpretação conjugada das seguintes fontes:

Voltar