Zoneamento Agroecológico do Estado do Tocantins

Geologia

 

Este trabalho é parte integrante do Zoneamento Agroecológico (ZAE) do Estado do Tocantins, que vem sendo executado pela Embrapa Monitoramento por Satélite em parceria com a Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico (DZE), da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) daquele Estado.

O plano de informação (PI) de geologia faz parte de um banco de dados georreferenciados, disponível para ambientes SGI/INPE e IDRISI, dividido em 25 quadrículas. A interpretação que se dá à geologia da área do Estado, permitiu que se estabelecesse a coluna estratigráfica, observada neste PI, na escala 1:250.000, cujas unidades mapeadas, estão alicerçadas no estudo geocronológico e interpretações de imagens de radar.

Foram mapeados 13 Grupos e 42 SubGrupos, considerando-se, neste estudo geocronológico, os Períodos e as Épocas, respectivamente. Assim, tem-se, em termos de Subgrupos: 02 do Quaternário; 03 do Terciário; 02 do Cretácio; 01 do Jurássico-Cretáceo Inferior; 01 do Triássico; 01 do Permiano; 03 do Carbonífero; 03 do Devoniano; 02 do Siluriano-Devoniano Inferior; 07 do Pré-Cambriano Superior; 10 do Pré-Cambriano Médio; 04 do Pré-Cambriano Inferior e 03 de Rochas de Posicionamento Duvidoso.

 

NOTA EXPLICATIVA

A Coluna Litoestratigráfica observada na legenda está representada em ordem cronológica do período geológico. As rochas de posicionamento duvidoso englobam tipos litológicos destituídos de elementos conclusivos para sua classificação na Coluna Litoestratigráfica.

As notações referentes à mineralogia (garimpos, minas e jazidas), são equivalentes aquelas encontradas no Projeto RADAMBRASIL (1973-1981).

 

NOTA TÉCNICA

Plano de informação constituído a partir da interpretação conjugada das seguintes fontes:

Voltar