Zoneamento Agroecológico do Estado do Tocantins

Regionalização Climática

 

Este trabalho é parte integrante do Zoneamento Agroecológico (ZAE) do Estado do Tocantins, que vem sendo executado pela Embrapa Monitoramento por Satélite em parceria com a Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico (DZE), da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) daquele Estado.

O plano de informação do clima: regionalização, faz parte de um banco de dados georreferenciados, disponível para ambientes SGI/INPE e IDRISI, na escala 1:1.000.000.

 

NOTA EXPLICATIVA

A regionalização climática para o Estado do Tocantins foi realizada adotando-se o Método de Thormthwaite, considerando os índices representativos de umidade, aridez e eficiência térmica (evapotranspiração potencial), derivados diretamente da precipitação e da temperatura, e dos demais elementos resultantes do balanço hídrico de Thormthwaite – Mather (1955). Foram identificados 5 tipos de clima, com as seguintes características:

B2rA'a' - clima úmido, com pequena ou nula deficiência hídrica, megatérmico, evapotranspiração potencial média anual de 1.700mm e concentração da evapotranspiração potencial no verão em torno de 30% (três meses consecutivos com temperatura mais elevada).

B1wA'a' - clima úmido, com moderada deficiência hídrica no inverno, megatérmico, evapotranspiração potencial apresentando uma variação média anual entre 1.400 e 1.700mm e, em média 28% da evapotranspiração potencial no verão (três meses consecutivos com temperatura mais elevada).

C2rA'a' - clima úmido subúmido, com pequena deficiência hídrica, megatérmico, evapotranspiração potencial média anual de 1.600mm e concentração da evapotranspiração potencial no verão em torno de 26% (três meses consecutivos com temperatura mais elevada).

C2wA'a' - clima úmido subúmido, com moderada deficiência hídrica no inverno, megatérmico, evapotranspiração potencial média anual de 1.500mm e concentração da evapotranspiração potencial no verão em torno de 28% (três meses consecutivos com temperatura mais elevada).

C1dA'a' - clima subúmido seco, com moderada deficiência hídrica no inverno, megatérmico, evapotranspiração potencial média anual de 1.300mm e concentração da evapotranspiração potencial no verão em torno de 28% (três meses consecutivos com temperatura mais elevada).

 

NOTA TÉCNICA

Plano de informação constituído utilizando-se:

Voltar